Cabelos cacheados são mais propensos ao frizz

Geralmente, as mulheres que possuem os cabelos crespos ou cacheados são as que mais sofrem com o surgimento do temido frizz. Esses fios arrepiados costumam aparecer quando a estrutura dos cabelos está danificada, ressecada ou sem forma devido a falta de hidratação ou o clima mais úmido. No caso dos cachos, o frizz pode aparecer com frequência por conta do formato em caracol, que cria dificuldade de a oleosidade natural ser levada até o comprimento. Por este motivo, os cabelos cacheados com frizz precisam de um cuidado mais especial.

Como tratar os fios rebeldes

Cabelos cacheados com frizz merecem uma atenção bem maior, uma vez que, quando surgem os cabelinhos arrepiados e grossos, o cabelo passa a ter uma aparência cada vez mais ressecada e sem aderência e saúde. Além disso, haverá também a ausência de nutrientes no comprimento, o que deixará o “frizzado” ainda mais visível. Existem algumas dicas fundamentais para auxiliar as cacheadas nos cuidados com as madeixas para evitar os fios rebeldes.

O que fazer para evitar o frizz nos cachos?

1 – Fazer semanalmente uma hidratação

Quando os cabelos são hidratados com frequência, dificilmente o frizz terá espaço para aparecer. A falta de óleos, queratina ou água é o que contribui para o surgimento dos fios rebeldes, portanto, é necessário que os nutrientes sejam repostos através de uma boa hidratação. O cronograma capilar é um excelente aliado para estabelecer uma rotina de cuidados com os fios cacheados.

2 – Lavar os fios com água fria

Os cabelos devem ser lavados com água fria, uma vez que ela irá funcionar como um “selante” dos fios, e funciona muito bem nos cabelos crespos ou cacheados. Se a água for natural ou filtrada, será ainda melhor, pois não haverá o cloro que também pode danificar os fios.

3 – Cuidar de forma correta após a lavagem

O frizz é uma espécie de fenômeno estático responsável pelo aumento dos fios arrepiados. Após a lavagem, o ideal é evitar esfregar os cabelos e na hora de secar, passar bem a toalha. Deve-se evitar também que sejam desembaraçados com os dedos, pois o contato com as mãos pode fazer com o frizz apareça mais rápido.

4 – Utilizar pentes de madeira

Pentes de plástico devem ser deixados de lado. Os modelos de madeira são os favoritos das cacheadas por evitarem que os fios sejam “eletrizados”, diminuindo assim todo o frizz e a quebra de cabelo.

5 – Aplicar produtos específicos

São vários os produtos que podem ajudar a prevenir o surgimento do frizz. Alguns reparadores têm justamente a função anti-frizz e sua aplicação pode ser feita a qualquer hora. Pomadas, silicone e leave-in são os aliados mais fortes das mulheres que possuem cachos.

O SPHair Óleo de Ojon Pure Blend é um dos produtos mais indicados. Desenvolvido para ser um finalizador de alta qualidade, o produto deixa os cabelos com um toque mais acetinado, sem frizz e com brilho da raiz até as pontas. A aplicação deve ser feita em pequena quantidade nas pontas antes do uso de chapinhas ou secadores. Pode também ser utilizado na aplicação de colorações para dar mais resistência ao fio.