O uso de secadores e chapinhas após a lavagem dos cabelos já se tornou parte do dia a dia feminino. Mas, muitas mulheres não sabem o quanto ambos podem danificar os fios caso não sejam utilizados de forma de maneira correta.

O secador é o responsável por deixar os cabelos sem brilho e quebradiços. Já a chapinha causa alterações no estado natural das fibras dos fios devido ao calor intenso e altas temperaturas. Por este motivo, é necessário um cuidado especial antes de secar e alisar as madeixas.

7 dicas essenciais para a proteção dos fios

Para evitar que o calor do secador e da chapinha danifiquem os fios, existem algumas dicas que podem ser seguidas e ajudarão a mantê-los saudáveis, sedosos e brilhantes.

1 – Lave com shampoos e condicionadores apropriados: Devem ser escolhidos os shampoos e condicionadores ideais para o seu tipo de cabelo. O condicionador não deve ser passado no couro cabeludo para não causar muita oleosidade.

2 – Evitar a água quente: O ideal é que sejam lavados em água morna ou fria. O uso da água quente abre as cutículas causando frizz e pontas duplas.

3 – Retirar o excesso de água: Após lavar os cabelos, deve-se retirar o excesso de água com uma toalha, sem torcer ou esfregar os fios, pois se estiverem muito molhados correm o risco de se tornarem quebradiços durante a secagem e alisamento.

4 – Utilizar um protetor térmico: Antes do uso do secador e chapinha deve ser aplicado um protetor térmico ou algum produto que possa prevenir os danos causados pelo calor desses aparelhos. O B.B Cream da SPHair é bastante indicado para essa proteção. O produto oferece 9 benefícios para os cabelos, entre eles a hidratação e a reparação dos fios danificados. Além disso, protege do calor de secadores e pranchas alisadoras, é de fácil aplicação e possui ação imediata.

5 – Separar as mechas: Para iniciar a secagem dos cabelos, é importante separar os fios em mechas facilitando assim o trabalho do secador, que deve estar a uma distância de 15 a 20 cm dos cabelos para evitar a opacidade devido ao calor. Aplicar um jato frio ao final. No momento de passar a chapinha, a separação das mechas também é fundamental.

 6 – Evitar o uso da chapinha várias vezes: O aparelho deve ser utilizado lentamente em cada mecha. O processo deve ser repetido se realmente for necessário. O ideal é passar somente 3 vezes, pois os fios podem se tornar danificados caso não seja utilizada de forma correta. A prancha Babyliss Nano Titanium foi desenvolvida especialmente para acabar com esse tipo de problema. A prancha combina placas mais amplas, o que permite que qualquer cabelo rebelde se transforme num liso cheio de brilho e sem a aparência de fios ressecados.

7 – Optar por aparelhos com emissão de íons: Aparelhos com emissão de íons podem selar a cutícula dos cabelos e prevenir danos maiores.