A importância dos finalizadores para os fios

Sabemos que os cuidados com a beleza são intrínsecos nas mulheres, ainda mais quando se tratam dos cabelos, que concedem todo o charme para o rosto feminino. A maioria delas procuram sempre uma forma de destacar seu corte, valorizar suas ondas e cachos, dar volume ou acabar com os fios rebeldes para chegar ao penteado ideal. Diante disso, elas recorrem a ótimos aliados que ajudarão a chegar ao efeito desejado, os finalizadores para cabelos.

Como funciona a aplicação?

Os finalizadores para cabelos devem ser aplicados em fios limpos e úmidos, nunca secos, pois a probabilidade de ficarem com um aspecto pesado e perder sua definição, é maior. O ideal também é que sejam escolhidos os melhores finalizadores para cabelos, e que a forma de aplicação seja feita de maneira correta.

O primeiro passo para a aplicação é pentear os cabelos da raiz às pontas com os dedos e mecha por mecha para aplicar o produto em cada uma. Essa técnica é chamada de fitagem e costuma ser bastante utilizada pelos cabeleireiros.

Tipos de finalizadores

Leave-in

O leave-in funciona como um creme de pentear. Sua aplicação pode variar, mas geralmente ele deve ser aplicado nos cabelos ainda úmidos, ao penteá-los. É importante sempre observar o que o fabricante de cada produto recomenda para a aplicação. Também deve ser levada em conta a necessidade de cada cabelo.

Um produto indicado como um ótimo leave-in é Inoar Macadâmia Oil Premium, formulado com Óleo de Macadâmia e livre de parabenos e corantes, proporcionando aos fios suavidade, maleabilidade e brilho.

 

Defrizzante

O defrizzante é uma espécie de leave-in que facilita no momento da escovação e prolonga o efeito da chapinha, controlando os fios rebeldes. Deve ser aplicado antes da escova, com os cabelos secos.

O Itallian Defrizzante Kerasoft é bastante indicado para a finalização após o processo de escova e secador, pois sua fórmula em ativos protege os fios do calor de ambos e promovem condicionamento, facilitando o deslizamento da escova.

Reparador de pontas

Estes são finalizadores oleosos que dão brilho aos fios e fazem com que os indesejados frizz desapareçam. O produto une as pontas duplas e impermeabilizam os cabelos. Deve ser aplicado nos fios secos e primeiramente nas pontas, o menos possível para evitar a oleosidade.

Silicon Mix Shine Spray Reparador de Pontas suaviza, hidrata, mas não pesa nos cabelos, pois parte de seus componentes evaporam após a aplicação. Sua fórmula é balanceada e rica em um mix de silicones que suavizam profundamente os cabelos e selam os fios.

Spray Fixador

O Spray fixador é um excelente finalizador após a montagem de um penteado. Ele sempre deve ser aplicado com os fios secos, pois ele os deixará com aspecto molhado e permite a escovação depois da sua aplicação.

O Moroccanoil Hair Spray Strong – Fixador Luminoso, é formulado com uma combinação de ingredientes à base de óleo de argan, leve, prático e que proporciona fixação duradoura e flexível aos fios.

Ativador de cachos

Este é específico para quem possui cabelos cacheados. A maioria dos ativadores de cachos contém agentes hidratantes que devolvem a elasticidade dos fios, deixando as mechas mais soltas e mantendo os cachos modelados durante todo o dia.

Um exemplo é o Itallian Trivitt Modelador de Cachos, que protege os fios e modela perfeitamente os cachos, além de deixa-los maleáveis e com um brilho incrível.