Matizar ou Tonalizar. Qual fazer? Entenda as diferenças.

Um dos desejos de muitas mulheres continua sendo ter os cabelos loiros. A realização de luzes nos fios se tornou uma escolha cada vez mais comum entre elas, inclusive as morenas, que sentem a necessidade de esconder o aparecimento de fios brancos.

O que ocorre com a descoloração?

Quando optam pela descoloração, elas nem imaginam as alterações que a cor pode sofrer no decorrer do tempo pelo contato com a luz solar com cloro de piscina, e outros fatores externos. Então, para que este problema não ocorra, a solução fica entre tonalizar e matizar as madeixas. Mas afinal, você sabe a diferença entre tonalizar e matizar?

Matizar x Tonalizar

Uma das dúvidas mais frequentes entre as mulheres que possuem os cabelos descoloridos é justamente a diferença entre tonalizar e matizar. Apesar de serem procedimentos um pouco parecidos, é importante que essa pergunta seja sempre respondida com clareza.

Matização dos cabelos

Matizar nada mais é do que um processo de correção da cor do cabelo através de shampoos ou cremes sem a utilização de água oxigenada. O procedimento funciona de maneira incrível, uma vez que ele consegue tirar o amarelado dos fios e conceder um ar mais platinado ou apenas para dar a cor desejada aos fios.

Os cabelos possuem uma maior tendência à chamada oxidação, que é o mesmo que o envelhecimento das células da fibra capilar, por isso que a matização é bastante importante, pois ela intensifica a cor que parece estar apagada e neutraliza o fio. O procedimento é rápido e prático, com duração de aproximadamente cinco minutos   ou o tempo de lavagem dos cabelos.

A SPHair possui uma linha para esse tratamento. O Kit Blond Hair, composto pelo Shampoo Blond Hair matizador, com espuma hidratante e pH balanceado, e Condicionador Blond Hair matizador, que reduz a formação de pontas duplas e recupera os fios de todos os danos, foi desenvolvido especialmente para neutralizar a tonalidade amarelada dos cabelos loiros e realçar a cor.

Tonalização dos cabelos

 Já a tonalização é um dos procedimentos mais utilizados pelos cabeleireiros após uma descoloração.  O procedimento é o responsável por conceder o tom desejado ou intensificar o loiro que já existe, por exemplo, se você fez luzes e gostaria de ter os fios mais acinzentados, é possível tonalizar para conseguir esse efeito e mantê-lo.

A tonalização não possui o objetivo de clarear os cabelos ou fazer com que ele mude de um tom para outro. Ele apenas altera, suavemente, neutraliza ou intensifica o tom da coloração.

Geralmente, quando as luzes já estão amareladas, eles podem ser corrigidos com tonalizantes de reflexo irisado, compostos por pigmentos roxos que podem neutralizar a cor amarela.

Produtos da linha Colorato, como a Donatti Máscara Tonalizante Chocolate promovem um tratamento de condicionamento e hidratação aos cabelos, ao mesmo tempo em que pigmenta. O resultado são cabelos com a cor totalmente revitalizada com intensidade da cor e do brilho.