Elimine as pontas duplas e devolva brilho aos fios

Inimigas de todas as mulheres, as pontas duplas costumam surgir quando os cabelos não estão sendo tratados de maneira correta. Cabelos que já passaram por procedimentos químicos como escova progressiva e colorações estão sempre propensos ao aparecimento dos fios espigados, e, portanto, exigem cuidados bastante especiais.

Como surgem a pontas duplas?

As pontas duplas surgem nos cabelos a partir de um dano que ocorre na camada superficial da cutícula onde existe uma substancia lipídica, ou seja, uma gordura de proteção, lubrificando a haste e a tornando menos permeável à água. Quando essa substância se torna ausente, os fios ficam porosos e mais sensíveis à entrada de unidade.

Quando os fios entram em contato com água em excesso, as cutículas ficam ainda mais danificadas e provocam a perda das proteínas. Surge então o aspecto ressecado e com fissuras que deixam os cabelos mais frágeis, podendo se quebrar com facilidade.

Principais cuidados para evitar os fios espigados

 1 – Hidratação semanal

Hidratar os cabelos semanalmente é sempre muito importante, pois isso os manterá saudáveis e com brilho. Para que a hidratação seja completa, o ideal é acrescentar 2 ou 3 gotas de óleo de árgan na máscara capilar, que também ajudarão a evitar o aspecto espigado.

2- Investir em protetores térmicos

O uso de chapinha e secador pode auxiliar na quebra dos fios, devido ao calor transmitido por ambos. Por isso, deve-se redobrar os cuidados após o uso de cada um. É necessário então utilizar protetores térmicos, que irão criar uma camada invisível que evitam os efeitos nocivos de temperaturas mais altas, e alguns até aumentam o brilho dos fios.

3- Pentear de forma correta

Desembaraçar os cabelos não é uma tarefa tão simples. É necessário estar atenta no momento de passar o pente pelos fios. O ideal é iniciar esse processo pelas extremidades e subir conforme os nós forem sumindo. Quando o pente é escorregado da raiz até as pontas de uma vez só, as chances de quebrar os cabelos e abrir as cutículas, são bem maiores.

 4- Utilizar reparador de pontas de silicone

O silicone é o melhor amigo dos cabelos com pontas duplas, uma vez que ele pode evitar o surgimento das mesmas. Ele pode ser aplicado após a escovação e aplicado no comprimento e nas pontas, mas não em quantidade exageradas.

O Silicon Mix Shine Spray Reparador de Pontas é um produto bastante indicado para eliminar pontas duplas. Ele suaviza, hidrata, e não pesa nos cabelos, pois parte de seus componentes evaporam após a aplicação. Sua fórmula é balanceada e rica em um mix de silicones que suavizam profundamente os cabelos e selam os fios.

5- Realizar manutenção dos fios

Não é preciso ser radical, mas a remoção das pontinhas é fundamental e deve ser feita a cada três meses. Atualmente, cortes como o bordado pode eliminar as extremidades danificadas sem que o comprimento seja alterado.

 

 

 

Leave a Reply