Tutorial para ondular ou cachear cabelos lisos

miranda_penteado_liso_ou_cacheado_1_thumb

Os cachos estão em alta, varias pessoas aderindo a técnica mas, muitas mulheres nasceram com os cabelos bastante lisos o que deixa difícil a tarefa de ter cachos firmes por um tempo. Há muitos métodos para enrolar o cabelo – chapinha, bobes, tranças ou amassando os fios. Separei um tutorial para você fazer os cachos em casa mesmo, confira logo abaixo. Assim você pode exibir cachos lindos toda vez que quiser!

Cachos com Prancha ou Modelador

1 – Espere o equipamento esquentar. A maioria leva um tempo para atingir a temperatura correta. Caso você use a chapinha antes que a temperatura certa seja atingida, os cachos não vão durar muito tempo.

  • Há equipamentos que apresentam diferentes opções de temperatura. Confira aqui as melhores opções de chapinha do mercado atualmente. Procure manter a temperatura o mais baixa possível para minimizar danos nos fios.
  • Uma temperatura boa para fios mais finos é em torno de 160 graus. Para fios mais grossos, 220.

2 – Antes de mais nada, confira se o seu cabelo está completamente seco. Usar prancha/modelador no cabelo úmido é como “fritar” seus fios. Para se garantir, use um secador antes de começar a trabalhar com a prancha/modelador.

3 – Aplique um spray protetor termoativado. Caso você submeta seu cabelo ao calor intenso do secador e da prancha/modelador com frequência, é muito importante usar um produto que proteja os fios dos danos causados por altas temperaturas e que evite o ressecamento dos mesmos. Aplique generosamente por todo o cabelo antes de começar a enrolar os fios.

4 – Divida o cabelo em mechas. Mesmo que seu cabelo seja fino, o resultado será mais natural se o produto for aplicado mecha por mecha.

  • Prenda as mechas no alto da cabeça com a ajuda de piranhas ou grampos. Usando os dedões, pegue todos os fios que estão acima da linha das orelhas e prenda no topo da cabeça.
  • Vá soltando as mechas na medida em que você for trabalhando. Quando você terminar de enrolar uma mecha de baixo, tire a piranha ou o grampo e solte um pouco mais, prendendo o excesso de novo. Continue assim até que todo o seu cabelo fique enrolado.
  • Vale lembrar que mechas maiores resultam em cachos mais largos e soltos; já mechas menores se transformam em cachos menores e mais encaracolados.

5 – Enrole os fios. Agora que todos os preparativos estão feitos, você está pronta para começar a modelar os fios. Comece pegando uma mecha pequena de cabelo e enrole-a em volta da prancha/modelador, começando por cima ou por baixo, dependendo do tipo das garras:

  • Há as pranchas, que são como um prendedor de roupas seguido de um cabo. Se esse é o tipo que você está usando, abra a garra e coloque a ponta da mecha na parte de baixo, perto do cabo, e então feche a garra para segurar os fios no lugar. Enrole toda a mecha ao redor da chapinha, enrolando o equipamento na direção da raiz dos fios. Pare assim que a prancha estiver a mais ou menos 2,5 cm da raiz para evitar que a chapinha queime o seu couro cabeludo.
  • Há também os modeladores de cachos, os quais não vem com garras. Nesse caso, comece pelas mechas de cima do cabelo e use uma das mãos para enrolar a mecha ao redor do modelador. Será preciso segurar a ponta da mecha enquanto seu cabelo é modelado. Algumas marcas vem com uma luva protetora para ser usada durante o procedimento para proteger a sua mão.

6 – Espere alguns segundos. Será preciso segurar a chapinha no lugar com o seu cabelo por alguns segundos enquanto os fios são aquecidos e modelados. Isso pode levar mais ou menos 10 segundos, mas o tempo varia de acordo com cada equipamento e a temperatura escolhida.

  • Experimente com as mechas até encontrar o tempo certo que permite criar cachos perfeitos. Lembre-se de começar com um tempo menor para evitar queimar seus fios.
  • Após 10 segundos, abra as garras e solte a mecha.

7 – Repita o processo anterior. Uma vez que você conseguiu o resultado que esperava com uma mecha, continue com as outras, seguindo os mesmos passos. Confira se você está enrolando todas as mechas na mesma direção para garantir um resultado mais uniforme.

8 – Solte os cachos (opcional). Caso prefira cachos mais largos, passe os dedos pelos cabelos já enrolados. Você pode também passar os dedos pelos cabelos com a cabeça virada para baixo. Isso ajuda a dar um visual mais natural também.

  • Não escove seus cabelos encaracolados. Seus cachos são ficar soltos demais e perder a forma.

9 – Passe spray fixador nos cachos (opcional). Se você tem os fios lisos ou está com medo de que seus cachos fiquem arrepiados ou percam a forma no decorrer do dia, passe um spray fixador nos cachos. Caso queira cachos mais fechados, passe o spray em cada caracol formado assim que você solta a mecha. Mas se preferir um visual mais descontraído, espere até que os cachos tenham ficado um pouco mais soltos e que todas as mechas já estejam enroladas.

  • Nunca aplique o spray enquanto os cachos ainda estiverem na chapinha. A combinação do calor e do álcool do spray vai fritar seus fios.